quarta-feira, 21 de março de 2007

* Perdi Minha Formiguinha *

Minha Formiguinha, um mês passou e eu não vi o seu sorriso, nem seu cheirinho gostoso, nem sua cara de brava... Nem ouvi o seu '"Eu te Amoooooooo!"...
Um mês passou, e sinto como se fosse hj... A Saudade das suas mãos tão macias...
E o olhar de quem me sabe ler por dentro. Não precisava de palavras...
Era sua sombrancelha erguida e seu jeito dequem já havia entendido tudo...
Não precisava dessa saudade rasgando meu peito...
Ainda hj, um mês que vcse escondeu de mim, ainda não achei palavras pra definir o que sinto... As vezes, é puro desespero, vontade de bater em alguém até achar um culpadopra isso...
As vezes, é só saudade e tristeza...
E aquela lagrima quente escorrendo de pura teimosia.
A sua blusinha azul, que deveria ter sido lavada e doada, eu peguei...
Eu não lavei nem doei.
Agora é minha.
A blusinha azul está fechada num pacotinho apertadinho...
Pra conservar oseu cheirinho gostoso, desculpe não pude resistir a isso...
Eu não abri, sinto medo...
Seu cheiro está ali, guardado na BlusinhaAzul...
É um pedaço melhor do que fotografia, que guardei de vc...
Vou deixar pra uma hora especial, pra hora em que de tanta dor, eu não estiver mais suportando sua ausência...
Vai ser como aquele vinho muito antigo, que está empoeirado esperando o grande momento.
A blusinha Azul será o meu vinho, que será aberta na hora certa...
A Blusinha Azul guarda seu cheiro, tem seu jeito, e quando penso em você, é com ela que você está...
Eu entendi td, mas não compreendi nadinha...
Pq você se escondeu e eu fiquei sozinha?
Desculpe, minha Formiguinha, você se foi, e agora é a minha vez de chorar.
Eu te amo, além da tristeza, além de toda dor e nem o tempo, nem a saudade irá mudar isso.
__________________________________________________
Finalmente havia chegado o Carnaval...Estava anciosa e mal sabia o porque...

Queria ver MINHA FORMIGUINHA, estava louca pra ver seu sorriso, sentir seu cheirinho gostoso, segurar na sua mãozinha macia...

Fui na sexta a noite, qdo cheguei, antes mesmo de dar um "alozinho" pra minha mãe e para o meu pai, ajoelhei na frente da MINHA FORMIGUINHA que estava sentada no sofá...

Beijei mil vezes e perguntei: A senhora sabe quem chegou?!?!?
Daí ela disse: "Só podia ser a Daniela!!!"

Sexta maravilhosa, sábado idem... Muito trabalho com DONA FORMIGUINHA...

Pesada, a danadinha... Comida na boca, deixei ela com um guardanapo na mão enqto dava a janta... Vez ou outra, ela tentava morder o guardanapo, eu ajudava...

Assim transcorreu o fim de semana de Carnaval... Cuidados, muitos beijos e carinho transbordando... Na hora do banho, muita brincadeira, ela não ajudou muito naum...

As pernas enrijecidas não conseguiam mais ficar esticadinhas... Evitamos o uso da cadeira, e devagar ela chegava na mesa do almoço, no sofá, na cama, com nossa ajuda sempre, mas chegava...Domingo gostoso, segunda e terça tb...

No final da tarde, dei uma banana à ela, que comeu tudinho, sempre falando pouco, cochilando bastante, curti cada segundo, graças à Deus...Cada vez que levantei, apoiei, dei banho, vesti, etc... Acabava sorrindo e suando de pingar... Ela estava feliz! Eu tb!

Terça no começo da noite, a vizinha da minha mãe chegou de viagem... Eu disse: "Olha quem chegou, vozinha! A Rose!!! Fala "oi" pra ela!" Ela disse: "Oi, Rose!" Com seu sorriso que sempre me encheu de alegria e felicidade... Ela fazia inalação e nessa hora, notei que estava quente, medimos a temperatura, quase 39º de febre... Liguei pra minha chefe (enfermeira e secretária de saúde), pessoa que confio demais, me certifiquei referente ao antitérmico (paracetamol) e dei a ela... A febre foi baixando bem devagar...

Ergui DONA FORMIGUINHA do sofá e a levamos para seu quarto, em meus pensamentos eu já havia decidido que durmiria no chão ao lado da cama naquela noite pq queria vigiar a febre de perto... Enqto a mantia em pé, abraçando, sempre brinquei dizendo que estavamos dançando, que eu estava abusando dela, a agarrando, essas coisas, e nesse dia naum foi diferente...

A agarrei, beijei o tempo todo, disse que ela estava gostosona, boa pra dar uns amassos, ela deu risada... Enqto eu a namorava, minha mãe e minhas filhas arrumavam a fralda, colocavam o pijaminha... E eu aproveitando pra beijar e amassar... Sentamos ela na cama, ela estava cansadinha... Eu perguntei: "Td bem?" Ela respondeu: "Td bem!"

Jamais vou esquecer td que aconteceu...

Deitamos ela na cama, ajeitei o travesseiro, passei a mão em sua testa e dei a volta para ajeitar ela no meio do cama para poder virar seu corpo e ela durmir de ladinho...

DONA FORMIGUINHA teve um incio de convulsão, a pele do seu rosto ficou completamente roxa, boca roxa, minha mãe gritou chamando meu pai, não sei dizer o que realmente aconteceu nesse instante pq foi só desespero, erguemos a cabeceira da cama...

Meu pai chegou correndo, fez massagem em seu peito, e a cor voltou...

A partir daí, o que ela teve foi o que chamam de "sororoca da morte", me lembro que ela contava sobre isso qdo eu era criança, e isso sempre me pareceu aterrorizante, e verdadeiramente, é.

Nessa hora, vi que a estava perdendo...
MINHA FORMIGUINHA ESTAVA MORRENDO... Deus do céu!!!
Não sei ainda agora, explicar o que senti...

Não senti medo, comecei a conversar com ela:
"Vózinha, não sinta medo... Não pense em nada, td vai ficar bem... A gente vai ficar bem, a senhora tem que ir, não fique com medo... Pense em Deus, pense nas coisas boas que vivemos juntos, eu te amo demais... Não se importe com mais nada, td vai dar certo... Sua filha vai ficar bem, eu vou ficar bem, não se preocupe com a gente... Não sinta medo, obrigada por ter permitido que eu estivesse aqui com vc... Vai em paz, meu amor..."

De onde retirei força? Eu não sei. E assim em meio ao desespero, meu pai ligando para o resgate, minha mãe abraçada às minhas filhas, eu fui conversando com ela, segurando em sua mãozinha macia...

Pedi para minha filha baixar a cabeceira e deitei ela de lado... Falando baixinho no seu ouvido, segurando sua mão e beijando seu rosto, ouvia a minha mãe chorando...

Assim, devagarinho, a respiração já não era barulhenta e assustadora, fiquei abraçadinha à ela.

Senti qdo a respiração falhou, mas não me ergui, fiquei ali quietinha...

Não queria ver, na verdade, se pudesse escolher, queria ficar ali pra sempre...

Meu pai entrou e logo atrás os bombeiros, ele me perguntou dela, minha mãe tb e nenhuma voz saia da minha boca...

MINHA FORMIGUINHA, MINHA AVÓ, MADRINHA, MINHA FIEL PROTETORA, MINHA PAIXÃO, MINHA ADVOGADA INCANSÁVEL... SE FOI.

Foi embora a MINHA FORMIDÁVEL FORMIGUINHA...

Hj não tenho mais forças... Vou guardar na memória td que com ela aprendi, todas as nossas risadas, todas as vzs que ela acobertou as minhas besteiras de criança e adolescente...

Vou guardar no coração seu sorriso, seu olhar que é o olhar mais lindo, mais doce que já vi na minha vida... Pra sempre!!!

Dói tanto... Dói tanto que parece que vou explodir...

Ela faleceu na terça feira, dia 20, foi sepultada na minha cidade no dia seguinte... Eu teria que voltar ao trabalho na 4ª feira, mas resolvi ficar até hj (domingo) na casa da minha mãe...

Arrumamos td, o quarto foi desmontado, pintamos as paredes, doamos roupas, sapatos, toalhas e guardamos o resto...

Abri seu porta jóias e lá estava um bilhete que escrevi pra ela qdo eu estava no prezinho... Qtos anos ela guardou ali, ao alcance das mãos um pedaço colorido de papel cheio de coraçõeszinhos?!?!?

Deus do Céu... Não sei exatamente o que sinto.

Que DEUS me perdoe se eu errei, que DEUS ilumine o caminho da MINHA FORMIDÁVEL FORMIGUINHA e que a saudade seja amenizada depressa, pq a dor é grande demais...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dani!!! Vim aqui graças ao orkut de minha amiga que por sua vez é amiga do orkut de teu pai... História longa... Estou encantada com teus escritos, sua sensibilidade é tocante. Vc é especial, não preciso te ver nem ter anos de amizade para saber. Esse amor incondicional por sua Formiguinha é tocante. Fico feliz por ter passado por aqui, MUITO feliz. Abraços.

Anônimo disse...

Dani, assim vc me mata, cara.
Um beijo nesse coração louco de saudade.
Te amodoro.

Eu...

Vale do Paraíba, SP, Brazil